terça-feira, 20 de outubro de 2009

Coimbra com...

Como todos sabem (ou pelo menos deviam saber, e ter ido exercer o seu dever cívico), o país esteve em eleições autárquicas há pouco tempo.
Aqui por Coimbra tivemos uns quantos candidatos: de direitas, de esquerdas, de centros, de cimas, de baixos, e até indepententes.
Para dizer a verdade, alguns deles nem cheguei a saber quem eram, e acredito que a maioria da população Conimbricense também não, visto que o orçamento para a campanha desses partidos não devia ser muito.
Pelo contrário, outros devem ter puxado bem os cordões à bolsa, porque era vê-los em qualquer rotunda, em tamanhos A 0,0001, anunciando:


No início, enquanto ainda andava confusa e não dava bem conta da diferença das caras e cores de fundo, cheguei a pensar que todos deviam fazer parte do mesmo partido, baralhada com tanto "Por Coimbra com..." (se calhar foi a mesma pessoa que lhes criou o slogan, numa promoção "Pague um leve dois", para poupar uns trocos nos cartazes).
Ao menos o candidato Socialista foi mais original e rejeitou o "Por" no seu slogan, porque parecendo que não, fez toda a diferença (no resultado é que não deve ter sido...).

Enquanto contornava as rotundas, cheguei mesmo a dar uma segunda volta para ter a certeza se entre o "Coimbra com Trabalho", e o "Coimbra com Amor", não aparecia uma "Coimbra com Dinheiro" e uma "Coimbra com Saúde", porque formavam logo todas as categorias do Horóscopo de Coimbra:
- Trabalho: esta semana elimine o "com", porque o mais certo é deparar-se com uma "Coimbra SEM Trabalho";
- Amor: tranquilize (ou não) o seu par, pois o Amor encontrará uma (Re)Encarnação pela 3ª vez;
- Dinheiro: financeiramente é melhor apertar o cinto pois a coisa estará preta esta semana, e a outra, e a seguinte também;
- Saúde: não se preocupe nem tente fugir mais à Gripe A, se não a apanhar no estrangeiro, ou em qualquer outro sítio, com certeza apanhará na sala de espera das Urgências do seu Centro de Saúde, quando lá for despistar o pingo do nariz que temia ser Gripe A.
.

Certo é que o resultado destas eleições já estava mais que sabido, pelo menos desde a Antiguidade Clássica, pois já Virgílio tinha vindo dizer que "O Amor vence tudo" (Omnia vincit amor)...