terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A língua portuguesa (tão traiçoeira!)

Estar atenta nas aulas é uma das minhas virtudes (cof...cof...cof...), especialmente quando surgem intervenções tão (pouco) pertinentes vindas directamente das mais ilustres figuras da faculdade.

Já o ano passado, vinha a única Machado capaz de cortar a raíz ao nosso pensamento, para aquelas aulas gigantes de quatro horas, nas quais, durante 3:59 minutos, se ouvia falar de toda uma variedade de assuntos: era desde o dia-a-dia das filhinhas "Mariazinha" e "Teresinha", às peculiares experiências com o senhor seu marido.

Acredito que se abordassem outros tantos assuntos interessantes naquelas aulas, infelizmente, ou não estava presente para os escutar, ou adormecia durante o resto do tempo.

Adormecia...mas acordava mal saía disparada alguma frase tão sugestiva como a do "arroto libertador após uma mamada", ou ainda a não menos famosa revelação sobre "os tintins encadernados do marido".

Mas mesmo agora, num 2º ciclo de estudos, num mestrado integrado, onde a seriedade devia ser pré-requisito, e a maturidade vir ao de cima, surgem nas aulas expressões capazes de activar mentes mais atentas (e perversas), tais como "...tira e põe, tira e põe, tira e põe...para quê?".

Para alunas realmente atentas e interessadas na matéria, claro que a única resposta possível seria: "Para fazer bebés!".

Ideia que é, logo de seguida, confirmada e reforçada quando a Lady das Metáforas continua com a sua explicação dizendo que: "...e pode-se pôr uma, e duas, e três simultaneamente...".

Depois admiram-se que certas e determinadas pessoas se manifestem com risos sonoros e compulsivos, e se tenham de desculpar com um "Desculpe, é extra-aula...".

4 comentários:

MRM disse...

o engraçado disto tudo é mesmo logo no inicio quando dizes que "Estar atenta nas aulas é uma das minhas virtudes".

Ta beeeeeeeeeeeem...
(e este é um ta bem mesmo ta beeeeeeeeeeeeeeeeem):P

tas ca c umas metaforas..."vinha a única Machado capaz de cortar a raíz ao nosso pensamento". Dasse!

filipa disse...

falei mais nessa aula do que no meu secundário inteiro...

tá maaaaaaaaal!

mas certas pessoas têm 18s na mesma, já outras ficam com a prof à perna...

só a mim...

João de Almeida disse...

Pensei, pensei, pensei... e não cheguei a lado nenhum.

O que são tintins encadernados!?

O senhor ter o escroto revestido a couro?

MRM disse...

Les aventures de Tintin!!! e do Milou...
o estimado e honrado esposo da prof, encadernou-os, para, sei que, protegê-los das amarguras do tempo.
Nada de escrotos forrados a couro...