domingo, 21 de setembro de 2008

Férias?! Não obrigado, prefiro um estagiozinho fresquinho

Hoje reparei que nunca aqui tinha falado da minha grande ocupação deste verão.
.
Ora quando o tempo aquece, os exames terminam e sol radia, há quem tenha o bom senso de tirar umas férias (quer seja ali ao lado, nas ventanias figueirenses, quer seja em destinos mais "internacionais" para o bolso português, tais como o Algarve), mas há também os idiotas que se lembram de se meter em...
...Estágios de Verão!
.
Pois bem...há gostos para tudo (e agora vem a parte (que já toda a gente percebeu) de anunciar que me incluo no segundo grupo).
.
O meu rico estágio (que de rico pouco teve, porque não recebi nada por ele) teve lugar no Hospital Pediátrico de Coimbra.
Era vê-la todos os dias a acordar cedo para ir para o Pavilhão de Alergologia (um edificiozinho rosa sujo, escondido lá atrás, e que nunca ninguém sabe onde é) ou para o Departamento de Pedopsiquiatria, assistir a consultas de criancinhas (isto quando elas se dignavam a aparecer).
.
Apesar de o mês de Agosto ser padrasto para quem se mete neste tipo de estágios, pois a quantidade de faltas às consultas aumenta devido às férias, e embora tenha abdicado de uns quantos banhos de sol nas praias algarvias, este estágio valeu bem a pena ao me permitir um contacto mais próximo do mundo de trabalho que me espera (Inshalá!).
.
Durante esse mês pude assistir a consultas de terapia familiar (permanecendo escondida atrás do espelho, tipo C.S.I.), passagens da WISC e outros testes que tais, consultas de genética com adultos, e ainda tive o imenso gosto de participar no Campo de férias D.T.T. (Diabéticos Todo-o-Terreno).
.
Foi neste campo de férias, com miúdos diabéticos dos 10 aos 15 anos, que fui confrontada com a novidade, e estranheza, da denominação de "Dôtora".
Ao fazer parte da equipa técnica do campo de férias senti, pela primeira vez, a pressão do cargo profissional enquanto regulador de interrelações sociais. Apesar da vontade de dizer aos putos "Quê?Dôtora?Trata-me por tu!", percebi a necessidade de estabelecer uma certa distância, enquanto manutenção de autoridade e respeito.
Mas para além da parte "séria" ainda se teve direito a fazer praia, ir à piscina, fazer arborismo, canoagem, rally pedestre e caminhada pela serra! E ainda aprendi uma boa quantidade de coisas sobre diabetes, equivalentes, hidratos de carbono, etc (úteis para a dieta!).
.
Por isso, apesar de fazer parte do grupo dos idiotas, sinto-me uma idiota satisfeita com a minha opção!(mas...fiquemo-nos por esta idiotice...que não são precisas mais!)

Sem comentários: